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5 dicas para gestores em tempos de pandemia

A pandemia exigiu que muitos postos de trabalho, incluindo os da gestão pública, passassem por uma mudança drástica. O trabalho presencial perdeu espaço para o home office, e muitas adaptações foram necessárias para que as demandas continuassem sendo cumpridas.

 

Nesse cenário, como o gestor pode agir para manter a moral da equipe elevada e incentivar a alta performance? Nas próximas linhas, responderemos. Fique conosco!

 

1. Pratique a resiliência

Resiliência é a capacidade de lidarmos bem com experiências adversas e nos adaptarmos às mudanças. A pandemia, com certeza, representa uma situação que ninguém esperava e, por isso, exige dose extra de resiliência por parte dos gestores públicos. Obviamente, o caminho mais fácil é a lamentação. Afinal, os objetivos da repartição sofreram prejuízos por conta do coronavírus.

 

No entanto, hoje, convidamos você a pensar diferente. É possível analisar o cenário de forma macro e agir estrategicamente. Isso, é claro, exige planejamento e vontade. A cabeça precisa estar aberta às novas oportunidades. Para romper a inércia, basta o primeiro passo. O mundo continua seguindo seu fluxo. No seu trabalho, as coisas não serão diferentes. Tome uma atitude positiva de enfrentamento!

 

2. Valorize os seus funcionários

Tenha sempre em mente que a equipe está junta, mesmo no trabalho remoto, compartilhando resultados. Então, lembre-se de valorizar o seu time. Envolva os profissionais em tarefas, empodere líderes, dê feedbacks e mande mensagens diárias para eles. Acompanhe o que está sendo produzido.

 

O senso de comunidade deve ser preservado apesar da distância. Nesse sentido, você, gestor, é o elo. O silêncio gera incerteza e insegurança. Quando você se faz presente, a tendência é que a equipe se sinta valorizada.

 

3. Seja transparente

Após elaborar, com resiliência, o planejamento estratégico de sua instituição de trabalho, compartilhe-o, em detalhes, com toda a equipe. Defina prazos, profissionais responsáveis por cada ação, métodos de acompanhamento e indicadores de resultados.

 

Muitas pessoas não estão acostumadas com o modelo de trabalho remoto. Dessa forma, elas não têm noção da produtividade que é esperada delas. Portanto, seja transparente e deixe às claras qual é a expectativa do departamento. Abra espaço para conversa e faça os ajustes necessários antes de bater o martelo.

 

4. Use a tecnologia sem moderação

A vasta quantidade de recursos tecnológicos que temos à nossa disposição faz com que distâncias sejam encurtadas. Assim, podemos continuar próximos apesar do distanciamento.

Além de ligações, e-mails, compartilhamento de arquivos on-line e mensagens por WhatsApp, faça videochamadas para alinhar demandas mais específicas. Reuniões periódicas por meio de plataformas como o Zoom e o Google Hangouts também são uma boa pedida.

 

5. Assista a lives e faça cursos on-line

Não há desculpas para deixar o seu conhecimento enferrujar durante a pandemia. O período é ideal para você e sua equipe se manterem atualizados em determinados conteúdos e aprenderem algo novo.

 

O melhor é que lives e cursos on-line estão disponíveis para serem acessados de qualquer lugar. Basta mapear as necessidades da equipe e buscar as formações que melhor atendam a esses anseios. O Cigep é o seu parceiro nessa jornada de desenvolvimento.

 

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a melhorar, ainda mais, a gestão pública durante a pandemia. Ao seguir as cinco dicas, temos certeza de que o trabalho melhorará exponencialmente. Quer aprender ainda mais? Clique no link abaixo e conheça nossos materiais.