Blog

Covid-19: os efeitos da pandemia na gestão pública

No dia 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde decretou, devido ao avanço do novo coronavírus pelo mundo, estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. A pandemia da Covid-19, desde então, trouxe mudanças impactantes à nossa rotina – como o importante distanciamento social e outras medidas de prevenção. Os desafios são amplos, e para a gestão pública não é diferente.

 

Os efeitos, em cinco meses desde o decreto da OMS, aparecem dos questionamentos sobre as eleições municipais até as ações necessárias para conter o vírus. Conhecer o que foi e está sendo feito pelos órgãos públicos é essencial para entendermos o contexto em que está nosso país, estado ou município e qual é o nosso papel no combate à doença.

 

Reflexos da Covid-19 na gestão pública

Barreiras sanitárias, reforço nos hospitais, pausa no comércio, estagnação das atividades econômicas. Tudo isso chegou de repente, fazendo com que gestores precisassem agir rapidamente e, ao mesmo tempo, analisando com cautela a situação de sua cidade. Nos serviços essenciais, como de energia e saneamento, e em mercados e farmácias, foi preciso atenção: higienização frequente e uso de máscara viraram parte da rotina.

 

Para alguns setores da administração pública, servidores passaram a realizar seu trabalho em home office. Levar o escritório para casa demanda, então, compromisso em dobro. Além disso, mais do que nunca, o alinhamento entre as equipes de trabalho precisa ser efetivo. Em ano de eleição, com a Lei de Responsabilidade Fiscal em vigor, precauções básicas são fundamentais e contemplam todo o setor administrativo.

 

O governo de forma geral e nós, enquanto cidadãos, vemos também o aumento do compartilhamento de notícias falsas, conhecidas como fake news. No Brasil e em outros países, governantes precisam estar prontos para lidar e combater esse avanço que ameaça as medidas de bloquear a Covid-19. Este é, então, mais um desafio das prefeituras: criar meios de comunicação ativos para falar diretamente à sua população, noticiando sempre a situação real do município.

 

Finalmente, falando em comunicação, nos lembramos da transparência. Todas as ações precisam ser de conhecimento público, e isso não pode ficar de lado na pandemia. É necessário, como antes, assegurar que todas as leis sejam cumpridas e que o monitoramento das aplicações continue ativo, inclusive sobre as novas medidas específicas criadas para o atual cenário.

Gestão de crise no final do mandato

O ano final de um mandato na prefeitura possui diversas especificações. Para lidar com as mudanças citadas, os deveres de encerramento do ciclo, os contratempos e cuidar da população, será indispensável unir esforços e engajar as pessoas – dentro e fora da prefeitura. Aqui, no Cigep, buscamos produzir conteúdos relevantes para ajudar de maneira constante no dia a dia.

 

Além dos cursos e das lives, em nosso blog você encontra outros artigos para construir bases sólidas que vão auxiliá-lo neste momento. Clique aqui e saiba mais!