Blog

Você está preparado para enviar os dados pelo Educacenso?

De acordo com o Ministério da Educação, o Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. Dessa forma, todo gestor público ou privado que se relaciona diretamente com a área precisa estar ciente de suas responsabilidades. O envio correto dos dados, por exemplo, é fundamental para este mapeamento e a consequente evolução de nosso ensino. Você está preparado para o envio de dados? Neste artigo, você obtém mais informações.

 

O Educacenso

O Educacenso é um sistema informatizado de levantamento de dados do Censo Escolar. A ferramenta web possibilita a obtenção de informações individualizadas de cada estudante, professor, turma e escola do país. Isso abrange desde o âmbito municipal até o federal. Inclusive, as escolas privadas também fazem parte do processo. Ele é a base para a coleta, a organização, a transmissão e a disseminação dos dados censitários.

 

O que é esse Censo Escolar?

O censo é o principal procedimento para a coleta de informações da educação básica brasileira. Ele consiste em um levantamento estatístico do setor, sendo coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep. Nos municípios, fica a cargo das secretarias de educação, com participação das instituições de ensino.

 

Para que serve o Censo Escolar?

O Censo Escolar é a principal forma de compreensão da situação educacional do Brasil. Ou seja, através do trabalho realizado nas diversas esferas, é possível ter uma noção próxima da realidade. Com o resultado, é possível criar políticas públicas mais efetivas. Nesse contexto, estão inclusos diversos indicadores, como taxas de rendimento, distorção idade-série e fluxo escolar. Eles servem como ponto de partida para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE). A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, por exemplo.

 

Como funciona a coleta de dados

A coleta de dados através do Educacenso é de caráter declaratório. Ela ocorre anualmente em duas etapas (Matrícula Inicial e Situação do Aluno), sendo o período definido através de Portaria. Nos últimos anos, o início da compilação destes dados tem sido realizado no fim do mês de maio. Para que você compreenda o passo a passo, o Governo Federal até disponibiliza uma cartilha sobre o preenchimento, que pode ser encontrada aqui.

Legislação do Educacenso

O Censo Escolar é regulamentado por diversos instrumentos. São leis, decretos, portarias, notas técnicas e outros documentos que precisam ser analisados para o bom andamento dos trabalhos. Principalmente em relação ao Educacenso, que é uma obrigatoriedade. Veja prazos, agentes e suas responsabilidades em toda a legislação disponível neste link.

 

Responsabilidades dos gestores municipais

Em relação ao Educacenso e ao processo censitário, cabe aos gestores municipais treinar os agentes que coordenarão o processo. Isso deve ser feito nas escolas vinculadas. Além disso, os administradores precisam acompanhar e controlar toda a execução do processo em sua cidade. Precisam, também, zelar pelo cumprimento dos prazos e das normas estabelecidas.  Outro fato importante é que o administrador público responsabiliza-se solidariamente pela veracidade dos dados declarados, ou seja, precisa estar precavido.

 

Para conduzir com responsabilidade e transparência o processo de preenchimento de dados no Educacenso, é indispensável a capacitação profissional. Só assim será possível realizar tudo dentro do que a legislação regulamenta e contribuir para o avanço da educação. Você e sua equipe estão preparados para esse desafio? Conheça nossos cursos!

 

Fontes:

  • Ministério da Educação;
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.