Blog

Em ordem: o que esperar da gestão pública pós-pandemia?

A crise do novo coronavírus gera intensos debates. Nos últimos meses, com o avanço da Covid-19, esse se tornou o principal assunto na gestão pública – seja em esfera federal, estadual ou municipal. Os efeitos da pandemia que, rapidamente, foram sentidos por gestores de todo o Brasil são analisados diariamente e direcionam ações de prevenção à população. Sobre eles, conversamos em outro artigo.

 

Agora, nosso objetivo é entender quais serão os impactos quando tudo isso passar. Em nossa rotina, já falam em um novo normal. O que esperar, então, da administração pública nesse cenário antes nunca vivido? Vamos entender as possíveis consequências pós-pandemia e como estar pronto, enquanto agente público, para lidar com elas e realizar um trabalho que atenda às necessidades do cidadão.  Vamos lá?

 

Mudanças temporárias ou permanentes?

O mundo todo está discutindo como será a vida depois do coronavírus. Nos Estados Unidos, o ex-secretário de Estado, Henry Kissinger, divulgou um artigo* em que afirma que a pandemia alterará para sempre a ordem mundial. Para ele, os efeitos sociais do vírus não reconhecem fronteiras. Trazendo à realidade dos munícipios, principalmente dos menores, a união entre gestores fará a diferença para que a população não fique desamparada.

 

Com a fácil contaminação pela Covid-19, de fato, não existem divisas. A avaliação geral é que, no mundo pós-pandemia, a forma como nos relacionamos em sociedade será diferente, e as relações entre governantes, também. Além disso, mais do que nunca, gestores precisarão fortalecer os sistemas de saúde. Afinal, uma das maiores preocupações atuais é a falta de estrutura para atender a população. Os desafios incluem repensar a organização econômica dos munícipios e o papel, nesse caso, das prefeituras em oferecer suporte para superá-los.

 

A escassez de recursos orçamentários é previsível. O site JOTA**, de jornalismo e tecnologia, ao abordar os futuros impactos sobre o funcionalismo público, coloca que, relacionado aos servidores públicos, existe a possibilidade de postergação de concursos públicos, congelamento de reajustes salariais, adoção de programas de demissão voluntária e exoneração para adaptação a limites fiscais.

 

Como estar preparado para a futura gestão pública?

Em ano de eleições municipais, o primeiro passo é estar atento às mudanças do período eleitoral e, principalmente, à Lei de Responsabilidade Fiscal que está em vigor e limita os gastos nos dois últimos quadrimestres do período. Nesse sentido, o trabalho com monitoramento de orçamentos, com transparência e considerando os programas para combater a Covid-19, serão essenciais.

 

De maneira geral, manter um contato frequente com a população é importante: trabalhe constantemente contra as fake news e compartilhe informações reais sobre a situação da cidade. Isso fortalece laços, e ouvir as pessoas facilitará o processo de entender e criar medidas que atendam às suas necessidades. Aqui, uma equipe de trabalho unida e capacitada será primordial.

 

Por fim, estude! Aperfeiçoar os conhecimentos sobre gestão pública é sempre valioso. No momento pós-pandemia, essa será a base para cumprir com os deveres e amenizar as consequências do coronavírus. Para já começar, conheça nossos materiais! Você vai encontrar conteúdos completos e gratuitos sobre os principais temas da administração federal, estadual e municipal. Aproveite!

 

 

REFERÊNCIAS:

*www.sputnik-consulting.com/post/kissinger-a-pandemia-de-coronavirus-alterara-para-sempre-a-ordem-mundial.

**www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/futuros-impactos-da-pandemia-sobre-o-funcionalismo-publico-20042020.