Blog

Live: os riscos da contratação emergencial durante a pandemia

A pandemia do novo coronavírus está mudando nossas formas de comunicação, de estudo e trabalho. O Cigep, buscando adaptação e, claro, meios de ajudar você a passar por essa fase de incertezas, vem preparando conteúdos on-line para seguirmos conectados ao nosso propósito em relação à gestão pública. A primeira live interativa, ministrada pelo instrutor José Souto Tostes, teve como tema central os riscos da contratação emergencial no cenário criado pela infecção respiratória Covid-19.

 

O profissional respondeu dúvidas fundamentais sobre as ações municipais para conter o avanço do vírus e cuidar da população da cidade, seguindo sempre a legislação. Além disso, citou, por exemplo, a importância da atualização do portal de transparência e do planejamento e divulgou cases de três municípios onde acompanhou, de perto, os passos emergenciais.

 

As capacitações vinculadas no YouTube, no canal do Cigep, são gratuitas e abertas ao público interessado. Com o necessário isolamento social, a alternativa auxilia na definição dos próximos passos para a gestão pública. Os vídeos são, ainda, um meio para manter-se ativo e ligado aos acontecimentos da sua região, mesmo sem sair de casa.

 

Por que falar sobre contratação emergencial?

O avanço do coronavírus impacta diretamente nossas relações sociais e a economia do país como um todo. Consequentemente, estados e municípios são afetados, e uma questão presente nos governos em meio à crise é a contratação emergencial. O objetivo é, através dela, firmar serviços e adquirir materiais que auxiliem no enfrentamento da situação.

 

Com Tostes, advogado e consultor na área pública, entendemos os riscos dessa medida quando tomada sem o devido suporte e planejamento. Conhecemos, também, a Lei nº 13.979/2020, diretamente ligada ao combate da Covid-19. É necessário analisá-la e entendê-la para cuidar da gestão de sua cidade, com segurança e respeito às normas.

 

Ficou interessado? A live completa está disponível em nosso canal. Mas você também pode assistir abaixo: