Blog

O e-Social e suas aplicações na folha de pagamento

Com o e-Social, o governo federal propôs a digitalização do envio de dados e a centralização, em um único espaço, das informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias prestadas pelas empresas. Nesse contexto, a folha de pagamento desempenha um papel importante e tem aplicações fundamentais para que os empregadores fiquem em dia com a legislação.

Mesmo com a substituição do projeto original do e-Social, as implicações relacionadas à folha de pagamento permaneceram inalteradas. Neste texto, você entenderá mais sobre o assunto. Basta prosseguir com a leitura.

 

 

Automatização

Com o e-Social, a contabilização manual deu lugar ao cálculo executado pelo software de gestão próprio do sistema (automatizado), que é mais preciso e seguro.

Com a modernização, a expectativa é que os procedimentos executados pelo setor de Recursos Humanos (RH) sejam simplificados. Além disso, a prestação de contas dos valores devidos e descontados fica mais precisa. Para completar, as informações obrigatórias no holerite, como salário, hora extra, bônus e INSS, são facilmente fiscalizadas. Isso representa um grande avanço, não é mesmo?

 

 

Dados unificados

Com o cronograma de implantação estabelecido pelo governo, a mesma plataforma do e-Social receberá os dados trabalhistas, fiscais e previdenciários de todas as empresas nacionais. Apesar de os registos serem os mesmos exigidos no processo tradicional (admissão, desligamento, Saúde e Segurança do Trabalho etc.), em canais separados, agora eles serão coletados em um único local.

 

 

Simplificação

Antes da modificação, as empresas precisavam preencher diferentes formulários para a prestação de contas. Dessa forma, a submissão de informações repetidas era comum. Contudo a nova proposta permite o envio dos dados uma única vez, contribuindo para que a sonegação fiscal seja erradicada e o cumprimento das leis, reforçado.

E tem mais! Como as exigências são simplificadas, porque tudo acontece no meio digital, há menos burocracia. Afinal, a transação é simples e ágil.

 

 

Menos documentos

Além da prestação de informações, os tributos também são unificados no e-Social. Nos prazos fixados, as organizações precisam prestar os esclarecimentos solicitados, que são mais simples que no passado. Para você ter uma ideia, os documentos Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (GFIP) e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) não são mais necessários.

Agora que você já tem uma noção das implicações do e-Social na folha de pagamento, chegou a hora de se aprofundar no tema. Inscreva-se no curso presencial, dias 06 e 07 de novembro. Essa é a oportunidade perfeita para se aprimorar e gerar ainda mais resultados positivos no trabalho. A eficiência é alcançada com o conhecimento!