Blog

As vantagens de se fazer um curso in company

Você sabe o que são os cursos in company? Não? Então chegou a hora de descobrir e conhecer todas as vantagens que eles podem trazer ao setor público ou à sua empresa. Esses treinamentos sob medida acontecem na própria instituição contratante e são customizados de acordo com as necessidades dela.

 

Hoje, um dos maiores gaps do mercado, seja público ou privado, é encontrar profissionais prontos, com habilidades, competências e comportamentos esperados pelo negócio. Para suprir isso, unidades do serviço público e empresas têm investido em formações específicas, pós-contratação, adequando, assim, os seus profissionais ao trabalho. Nesse cenário, os cursos in company aparecem como a melhor alternativa por seus inúmeros benefícios. Quer saber quais são eles? Basta continuar a leitura!

 

Valorização do seu tempo

Em meio a uma rotina corrida, em que temos que conciliar trabalho, família e amigos, não há muito tempo para o aprimoramento diário. Como dar conta de ler os muitos livros, informativos e as notícias com as principais novidades da sua área de atuação? Nesse contexto, os cursos in company aparecem como a alternativa perfeita para suprir a necessidade de desenvolvimento profissional. Isso porque eles reúnem, sinteticamente, os tópicos relevantes de maneira aplicável e prática.

 

Além disso, a flexibilidade oferecida, em relação à data e ao local, é outro grande benefício. Afinal, a disponibilidade do cursista depende da própria instituição. É ela quem define o cronograma e o espaço destinado à capacitação dos profissionais, sem prejudicar as entregas diárias da organização ou do setor público — esse, principalmente, envolve procedimentos que requerem total domínio para serem bem executados. O treinamento pode acontecer dentro ou fora do horário do expediente.

 

Personalização do conteúdo

Uma das grandes vantagens dos cursos in company é a possibilidade de customização do conteúdo. Com isso, os contratantes podem investir naquilo que realmente está relacionado à sua realidade e à necessidade de seus profissionais. Os assuntos contemplam situações reais da instituição, com atividades criadas considerando o perfil dos participantes. O objetivo é fornecer aprendizados com aplicabilidade direta na rotina dos cursistas.

 

A personalização funciona como um “funil”, ou seja, as competências trabalhadas não partem do geral, mas são específicas, considerando as atividades praticadas pelas empresas contratantes. Dessa forma, dá para trabalhar temas bem definidos e exclusivos, como: a ordem cronológica de pagamentos – regulamentação e implantação; como aumentar a arrecadação do seu município; processo licitatório; eSocial, entre outros.

 

Custos reduzidos

Grande parte dos cursos in company acontece na própria empresa, quando se trata do setor privado, ou em espaço concedido pelo setor público, o que reduz, consideravelmente, o preço da formação no que diz respeito à locação de espaço. Além disso, como as organizações contratam pacotes para vários profissionais, o custo por participante fica bem mais em conta que a modalidade convencional.

 

Integração facilitada

No momento em que os empregados de uma empresa ou os funcionários públicos se reúnem para aprender sobre algo específico, há espaço para que ideias novas fluam e pontos de vista diferentes provoquem reflexão. Dessa forma, o relacionamento entre eles se estreita, possibilitando que cada um mobilize o seu conhecimento para criar soluções frente aos desafios vivenciados pela instituição. Em outras palavras, podemos entender que cursos in company incentivam o participante a usar o seu potencial a favor da empresa ou do braço do setor público.

 

Difusão de práticas organizacionais

O momento de realização do curso é ideal para alinhar os colaboradores à cultura da empresa e integrá-los às praticas/políticas organizacionais  ou, no caso dos servidores, à real situação do cenário público. Ao mesmo tempo, o relacionamento interpessoal entre eles é fortalecido. Como resultado, os principais desafios do setor de gestão de pessoas são trabalhados em um único evento.

 

Devido ao dia a dia corrido, com inúmeras tarefas, os profissionais tendem a olhar somente para suas atividades específicas, chegando, até mesmo, a uma alienação cultural da instituição e à falta de sinergia. Portanto, os cursos in company constituem uma possibilidade eficiente para quebrar esse paradigma.

 

Gostou de conhecer as vantagens dos cursos in company que separamos para você? Essas representam apenas uma parte delas. Há ainda muitas outras que a sua organização ou o setor público poderão experimentar ao investir no recurso. Não perca mais tempo e fale com um de nossos especialistas. Encontraremos a solução ideal para seu órgão ou instituição!

 

DESENVOLVA PROJETOS DE ACORDO COM A SUA NECESSIDADE