Blog

eSocial em órgãos públicos: veja uma forma simples de implantar o sistema

Conheça o passo a passo para uma boa transição para o eSocial

 

O eSocial entra em vigor em janeiro de 2020 para os Órgãos Públicos. Por isso, muitas entidades públicas se veem com um curto prazo para se adequarem à nova obrigação acessória do Governo Federal. São apenas poucos meses para estar com tudo em dia e garantir uma perfeita migração ao novo sistema. Mas calma! Ainda dá tempo! Basta ter muita organização e uma boa estratégia.

 

O eSOCIAL

Antes de explicarmos como fazer uma boa estratégia para se adequar ao sistema, cabe a pergunta: você sabe o que é o eSocial? O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi instituído pelo Decreto nº 8.373/2014. Ele tem como intuito a unificação do envio de informações sobre a situação dos empregados ao Governo. Dessa forma, engloba obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias.

 

MAIS FACILIDADE AO DIA A DIA

A implantação do eSocial em órgãos públicos reduz a burocracia. Ele diminui a necessidade de preencher e entregar formulários para diferentes entidades, simplificando esse processo. Isso gera benefícios a empregados e empregadores. Com a nova plataforma, existe a garantia dos direitos dos trabalhadores. Além disso, a qualidade das informações recebidas pelo Ministério do Trabalho, pela Previdência Social, pela Caixa Econômica Federal e pela Receita Federal aumenta.

 

Ao todo, a nova ferramenta unifica 15 obrigações que precisam ser divulgadas. Em resumo, todo aquele que contratar um funcionário está obrigado a aderir-se ao eSocial. Basta ter uma obrigação trabalhista, previdenciária ou tributária.

 

IMPLANTANDO EM ÓRGÃOS PÚBLICOS

Com a proximidade do prazo de implantação, muitos gestores públicos têm se desesperado para adequar sua entidade ao sistema.  Por isso, trouxemos algumas dicas simples de implantação do eSocial em órgãos públicos. Tudo deve começar pelo diagnóstico da situação atual. Faça uma auditoria para ver como o órgão público está atualmente. Para isso, monte uma equipe capacitada e intersetorial. De preferência, que ela seja multidisciplinar. Só a partir do resultado desse trabalho monte um plano de ação.

 

Para facilitar ainda mais a tarefa, preparamos um material gratuito e exclusivo. Nele, você vai encontrar, além de informações sobre o eSocial, um passo a passo de como colocá-lo em prática. Tudo de forma bem simples e explicativa. Além disso, vai poder conferir também dicas para que tudo esteja dentro da legislação específica. Clique aqui e baixe o material.

 

QUALIFICAÇÃO

Como visto, para a implantação em órgãos públicos, a equipe é um dos pontos fundamentais. Contar com profissionais preparados, alinhados às tendências do mercado e às boas práticas preconizadas pelo Governo Federal é essencial. Para auxiliar os administradores nesse processo de implantação do eSocial, a CIGEP irá abordar pontos fundamentais em um curso disponibilizado em nosso centro de treinamentos. Você pode se inscrever aqui. Se preferir, conheça todos os nossos cursos abertos e especialize-se ainda mais em gestão pública.